RELATOS DE VIAGEM À RIVIERA FRANCESA

Legião Estrangeira


Andando perto do porto de Nizza, hoje, me deparei com uma placa indicando o local de alistamento para a Legião Estrangeira. Imediatamente me remeti a minha juventude quando tive uma "desilusão amorosa". Fiquei sem rumo e pensei até em ir a Montevidéo me alistar na Legião Estrangeira Francesa. Começar uma vida nova. Isso que a minha vida não tinha nem começado (rs).
A Legião é uma unidade militar da França, criada no século XIX, atualmente é uma tropa de elite. Tinha como objetivo defender os interesses e as colonias da França em qualquer lugar do mundo. Ficou famosa por recrutar extrangeiros desiludidos da vida em busca de aventura e dinheiro. Vários filmes retrataram a Legião em operação na África, Oceâno Pacífico, America do Sul e Caribe.
Uma das vantagens é que ao se alistar, o novo legionário vira um número e assume outra identidade. Deixa o passado para trás. Até hoje ainda funciona assim. É a organização mercenária mais famosa do mundo.
Acho que não perdi nada.

André deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Legião Estrangeira": Olha só! "O novo legionário vira um número e assume outra identidade, deixando o passado para trás." Se o Pavan lê uma dessas é bem capaz de topar, hem? kkkk

Passeio matinal pela vieux Nizza

Clique para aumentar a imagem

Hoje resolvi explorar mais profundamente o centro antigo de Nizza. Le vieux Nizza como chamam aqui .Terminei minha corrida e, no final da Promende des Anglais, entrei no mercado de flores, frutas e peixes e me embrenhei pelas dezenas de ruelas estreitas que formam a parte mais antiga da cidade.
Pequenas lojas de souvenirs, bistrôs, casas de vinhos, alguns pubs e muita gente andando e entrando nas lojas logo cedo. Na verdade a maioria estava abrindo, 10 horas da manhã e frio de 11 graus. Frio seco com dia de sol.

Ao dobrar a primeira esquina topei com uma casa de vinhos. Um espetáculo à parte. Uma viagem por regiões da França e de outros países do mundo través de garrafas, rótulos e fotografias.
Ao entrar, a famosa fotografia "Menino com garrafas" (na Rua Mouffetard, em Paris, 1954) de Henri Cartier Bresson, me chamou a atenção. Adoro essa foto.
Depois percebi que estava dentro de um grande tanque de vinhos. Uma parede inteira era um tanque de metal com "escotilhas" e torneiras abaixo. Coisa de louco. Não entendi direito como funcionava quela "máquina" antiga da bebida. Tentei explicações com o atendente mas o meu francês me traiu e entendi pouca coisa do que falou. Falei merci, au revoir e saí com cara de satisfeito. Vou voltar com meu genro para que me explique direitinho.
Na saída vários cartazes antigos de propaganda de abssinto, hoje proibido na França. Em um dos cartazes pintura de Paul Gauguin em uma mesa degustando sua bebida favorita e que, junto com a sífilis, o levou à loucura e à morte. Acho que existiam algumas garrafas de abssinto "perdidas" entre as garrafas de vinho. Voltarei para conferir.

Oui ! Nous avons le carnaval !


A cidade de Nizza se volta para a preparação do Carnaval. Segundo a propagando "o melhor do planeta". Em minha corrida matinal, hoje, vi funcionários da prefeitura erguendo estruturas de ferro para montar arquibancadas e colocando iluminação especial por toda a Promenade des Anglais.
Mais adiante o roteiro dobra à gouche e desemboca na Place Masséna onde também tem um trabalho frenético de funcionários municipais.
Aqui os impostos cobrados pela prefeitura são altos mas tudo volta em beneficios para a população. Cidade limpa, trânsito disciplinado, ruas sem buracos, enfim um cidade bem administrada e honesta.
Ao contrários de nossos admnistradores, em Florianópolis, que fazem obras e evento com o único intuito de "levar" os 20%, aqui administração pública é levada a sério e a população não coloca escroques no poder.

O carnaval de Nice é um dos mais conhecidos carnavais europeus. Suas principais atrações os desfiles de corsos, as batalhas de confete e flores e os espetáculos de marionetes e de teatro de rua.
O corso (desfile de carros alegóricos), que apareceu pela primeira vez, em 1882, é formado por um grande cortejo, onde se destacam o Rei Momo e seu grupo de cortesões acompanhando de um séquito de 5 mil crianças, 20 carros alegóricos e 800 máscaras gigantescas representando personagens conhecidos da cidade.
No último dia de carnaval acontece o cortejo de incinerações. As máscaras e bonecos são queimados na praia, e há um espetáculo de fogos de artifício, marcando o fim das festividades. Na Promenade des Anglais, são organizadas as famosas batalhas das flores, com inúmeros carros alegóricos, cheios de bonitas garotas, entre elas a rainha do carnaval, que passam jogando milhares de buquês de flores para o público. Cerca de 10 toneladas de flores são distribuídas pela prefeitura. O carnaval de Nice tem um calendário, digamos, dilatado. Vai de 15 de fevereiro a 4 de março. (magavilha!!!).

Ainda não escolhi minha fantasia. Mas antes que algum anônimo me sugira, aviso que estou pensando seriamente em sair de palhaço. Representando o povo catarinense frente aos seus governantes. Corruptos e safados.

Meira Junior deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Oui ! Nous avons carnaval !":
Bom dia Canga...
Tenho acompanhado sua viagem pelas belas cidades que tens mostrado no teu blog. Que inveja (boa) só em saber que por aí não exite Dário nem LHS já é um alívio. Pelo amor de Deus, não vende a idéia de querer dilarar o nosso carnaval (melhor do planeta) por aqui. Imagina em quase 20 dias a "festa" que não fariam com o dinheiro público. O Cowvallazzi já deve estar com vontade de ser Secretário de Turismo de Nice...
Por favor, se encontrares uma fantasia de Árvore de Natal, compra pra mim, mas peça a Nota Fiscal ou então faça uma licitaçãozinha. No retorno eu te pago - não é mentira não!!!
Sugestão de fantasia, sai de Canga mesmo, estarás representando bem melhor a nossa gente honesta, é claro!!!
Grande abraço

Luiz C. Schneider deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Oui ! Nous avons carnaval !": Levar os 20%? Só 20%? Não, aqui é bem mais. O show do Bocelli custaria R$ 3 milhões, mas ele cobra US$ 200 mil (R$ 360 mil). Assim, os R$ 2.640 mil representam apenas 88% do valor total. Tire uns 8% de despesas, e restam 80% para o "rateio" entre amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário